PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAM

SEDA

Por incrível que pareça, a história da seda é tão longa que não caberia nesse livro. Esse simples tecido contém mais de 6000 anos de História humana, e passou pelas mãos de povos e impérios que nem sequer existem mais hoje em dia, mas que já foram os grandes líderes do planeta há centenas e centenas de anos atrás.
SEDA

a ROTA DA SEDA

Para a gente aqui, só interessa dizer que a seda começou a ser fabricada na China por volta de 4000 a.C (antes de Cristo) e era vendida para outros povos da Ásia e, eventualmente, da Europa, através de uma rota comercial chamada de Rota da Seda, que ligava a China ao Mar Mediterrâneo, onde começa a Europa. Essa rota era terrestre, uma longa estrada que cortava quase todo mundo conhecido da época, também chamado de Velho Mundo.

Por volta do ano 1400, no entanto, o Império Mongol, que controlava a Rota da Seda e permitia a sua passagem mediante pagamento de um imposto, se desfez em reinos menores que passaram a guerrear entre si. Com isso, a rota ficou perigosa demais, e cara demais, para comerciantes atravessarem de um lado para o outro. E é aí que entram os navegadores portugueses.

Os mongóis foram um dos maiores povos guerreiros da História. Originários da Mongólia, dizia-se que eles nasciam na sela do cavalo e aprendiam a cavalgar antes de aprender a andar. Seu império, fundado por Genghis Khan, durou de 1206 a 1368 e foi o maior da História em termos de tamanho, cobrindo mais de 24 milhões de quilômetros quadrados no seu auge.

Essa breve história nos ensina muito sobre a importância de ponderar os riscos que corremos antes de tomar uma decisão. Às vezes, dois caminhos distintos parecem igualmente difíceis de serem cruzados, mas uma boa tomada de decisão pode fazer a diferença entre a riqueza e a pobreza, ou mesmo entre a vida e a morte.

Quando os navegadores portugueses assumiram o risco de atravessar os mares em busca da seda, tarefa que parecia impossível na época, isso resultou em um lucro gigantesco para eles. Se eles tivessem apostado na antiga Rota da Seda, dominada por povos perigosos, poderiam ter tido um fim não muito agradável…

A seda, aliás, é extraída de uma lagarta conhecida como bicho-da-seda, que usa seus fios para construir casulos. Quando juntamos fios suficientes, temos um dos tecidos mais lindos e resistentes que existem.

Ciclo abreviado de vida do bicho-da-seda

a: lagarta (produz a seda); 
b: pupa; 
c: casulo (é dele que vem a seda);
d: mariposa adulta (ela coloca os ovos que darão origem a novas lagartas)

O processo de fabricação da seda é complexo e milenar, sendo realizado na China há milhares de anos.

Consiste em coletar casulos de bicho-da-seda em painéis de palha, mergulhá-los em água e enrolá-los em grandes rolos para então desfiá-los usando um tear, um aparato utilizado para tecer fios.

EXPLORE TAMBÉM

CRAVO-DA-ÍNDIA

Cobiçada especiaria que impulsionou as viagens dos exploradores em busca de novas rotas comerciais.

NOZ-MOSCADA

Valiosa especiaria que motivou os navegadores a atravessar oceanos em busca de fontes mais acessíveis.

sEDA

A seda chinesa era um luxo tão desejado na Europa que estimulou as explorações em direção à Ásia.

OURO

O Ouro atraiu a atenção dos conquistadores espanhóis e portugueses, resultando em uma corrida pelo metal precioso.

PORCELANA

A Porcelana chinesa era uma mercadoria de alto valor e requinte que impulsionou as explorações em busca de rotas para a China.

PAU-BRASIL

O Pau-Brasil era uma madeira valiosa que levou os portugueses a explorar e colonizar o Brasil no início do século XVI.