PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAM

PORCELANA

Os navios portugueses que cruzavam os mares eram enormes e, mesmo bastante abastecidos com especiarias, temperos, madeiras e tecidos vindos do Oriente e das Américas, ainda sobrava espaço para outros produtos que eles poderiam levar para vender na Europa.

NEGÓCIO DA CHINA!

Encantados com a porcelana, um tipo de cerâmica branca, delicada e detalhada que era fabricada na China já há milênios, os portugueses enxergaram uma nova oportunidade de fazer dinheiro. Passaram a negociar diretamente com a Dinastia Ming (império chinês da época) o comércio de peças de porcelana para a Europa, onde elas viraram uma verdadeira febre.

Típica da dinastia Ming, as peças brancas e azuis foram as que mais ficaram populares do outro lado do mundo, e até hoje são praticamente sinônimo de porcelana para nós, embora na China encontremos artigos com todos os tipos de cores.

Pratos, jarros, vasos, tigelas, chaleiras, xícaras, bules, esculturas, jogos de xadrez e até penicos. Tudo virava artigo de luxo na Europa, desde que fosse de porcelana autêntica chinesa, trazida pelos portugueses.

Os italianos até tentaram imitar a técnica, mas não tinham os mesmos segredos e experiência para criar peças tão complexas e belas como as que os chineses faziam.

A verdade é que os portugueses lançaram moda. Descobriram um produto novo, acreditaram no seu potencial e se arriscaram na venda, com muito sucesso.

No comércio às vezes é assim. Na maioria das vezes, os vendedores oferecem aquilo que as pessoas querem, ou o que elas precisam. Contudo, os melhores vendedores, os que lançam tendências e inovações, vendem o que as pessoas ainda nem sabem que querem, mas quando souberem, não vão querer outra coisa.

Foi assim com a porcelana.

EXPLORE TAMBÉM

CRAVO-DA-ÍNDIA

Cobiçada especiaria que impulsionou as viagens dos exploradores em busca de novas rotas comerciais.

NOZ-MOSCADA

Valiosa especiaria que motivou os navegadores a atravessar oceanos em busca de fontes mais acessíveis.

sEDA

A seda chinesa era um luxo tão desejado na Europa que estimulou as explorações em direção à Ásia.

OURO

O Ouro atraiu a atenção dos conquistadores espanhóis e portugueses, resultando em uma corrida pelo metal precioso.

PORCELANA

A Porcelana chinesa era uma mercadoria de alto valor e requinte que impulsionou as explorações em busca de rotas para a China.

PAU-BRASIL

O Pau-Brasil era uma madeira valiosa que levou os portugueses a explorar e colonizar o Brasil no início do século XVI.