PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAM

COMO JOGAR

Bem-vindo à vida de um navegador português! Viajar o mundo, comprar, vender negociar, poupar, investir e construir sua frota de caravelas, sempre em busca dos tesouros do Oriente e das Américas. Descubra tudo isso e muito mais jogando!

objetivo

Você e seu oponente são navegadores e mercadores a serviço da Coroa Portuguesa, viajando à África, à China, à india e ao recém descoberto Brasil (Terra de Santa Cruz) comprando, vendendo e trocando ouro, porcelana, seda, noz-moscada, cravo-da índia e o cobiçado pau-brasil em suas caravelas.

Seu objetivo é juntar mais contos de réis (a moeda de Portugal) do que o seu oponente através do comércio desses produtos (cartas). 

Para fazer isso, você precisa coletar produtos no porto (mesa) para então trocá-las por contos de réis (veja a carta de vendas para verificar o valor de cada uma). Você e seu oponente devem anotar a sua quantia acumulada em um pergaminho (papel) e somar todos os pontos ao final da partida para ver quem faturou mais.

COMEÇANDO
A JOGAR

  1. Separe a carta de vendas do bolo, ela será o seu guia para as vendas
  2. Coloque 3 caravelas viradas para cima no centro do porto (mesa)
  3. Embaralhe bem o restante das cartas
  4. Distribua 5 cartas viradas para baixo para você e o seu oponente, essa é a mão de cada jogador
  5. O resto do bolo de cartas é a pilha de compras que fica virado para baixo
  6. Coloque as duas primeiras cartas do topo da pilha de compras ao lado das três caravelas no centro. Esse é o mercado do porto
  7. Cada jogador checa sua mão e se houver cartas de caravelas, elas devem ser colocadas à mostra no porto, elas são a frota de cada jogador.

O TURNO

No turno de cada jogador, ele deve escolher UMA de duas coisas para fazer: COMPRAR CARTAS ou VENDER CARTAS

FIM DO JOGO

O Grandes Navegações acaba quando todas as cartas da pilha de compras, das mãos dos jogadores e do mercado do porto tiverem sido devidamente vendidas.


Então, cabe aos jogadores contabilizar quantos contos de réis cada um acumulou em suas vendas e quem possui uma frota de caravelas maior (para ganhar o bônus de 5 contos de réis).

Com ambos os valores somados, ganha aquele que tiver juntado a maior fortuna para a Coroa Portuguesa.